O seu cliente não está mais passando na frente da sua loja com tanta frequência? Ou quando entra, dá aquela desculpa que está sem tempo? É hora de pensar em uma maior diversidade de canais. Facilitar a vida do seu cliente além de melhorar suas vendas, seu cliente passará a ser cada vez mais fiel aos seus serviços. É por isso que hoje vamos falar a respeito de como podemos facilitar as suas vendas. Acompanhe!

 

Se Maomé não vai à montanha…

O cotidiano do seu cliente é bem diferente de tempos atrás. Ele está sem tempo. O que muitas lojas já têm aplicado como estratégia de vendas é o “consignado”. O cliente fica à vontade para levar os produtos para casa, prová-los com mais tempo e assim decidir por uma compra mais consciente. Você sabia que uma das coisas que acontece na mente do cliente durante o processo de decisão de compra é a dissonância cognitiva? Às vezes bate aquele arrependimento pós compra e em alguns casos o cliente pode até fazer a devolução por algum motivo que nem ele mesmo sabe o por quê. Faz parte do processo de compra como tantos outros desafios. Quando você permite que o cliente possa escolher com tempo e privacidade, as chances desse fenômeno acontecer diminui e automaticamente você gera no cliente uma reciprocidade que dá resultado.

Com prática é técnica

Parece que é informal, mas não é bem assim. Deixar seu cliente levar produtos para casa é uma estratégia que exige bastante responsabilidade. Os clientes precisam ser selecionados com cuidado para não causar problemas futuros. Com certeza você tem aqueles clientes que tem um maior volume de compra ou que compram menos, mas são bons pagadores. É hora de preparar aquela lista TOP e trabalhar!

Mas para o seu cliente saber desta novidade precisa haver meio para a comunicação. É aí que seu negócio já começa a ter multicanais. O contato com o cliente através do bom e velho telefone não pode ser subestimado. Ainda mais agora que ele é quase uma “extensão do corpo” das pessoas! Os smartphones ganharam multifunções, isso permite vários tipos de contato: ligação, sms, redes sociais, entre outros. Analise o perfil dos seus clientes tops e veja qual é o melhor canal. Observado isto, a próxima etapa é pensar na abordagem.

Pensar no que vai falar é fundamental para que os primeiros segundos de conversa tenham êxito. Planejamento sempre! As primeiras palavras juntamente com o seu “sorriso na voz” irão conquistar ou não atenção e o tempo do seu cliente. Quando ocorre a empatia, pode ter certeza, seu cliente irá te ouvir. Mas cuidado! É preciso buscar o equilíbrio. Não se pode despejar um caminhão de informações de uma vez só. Prepare sua conversa deixando sempre um tempo para seu cliente falar, afinal, quem não gosta de ser ouvido. Clientes gostam de contar suas experiências, sucessos e dificuldades. Quando você ouve seu cliente, você consegue ser mais assertivo e oferecer uma solução que ele realmente precisa.

Dedique o seu tempo também

Novos canais exigem novas formas de atendimento. É preciso ter paciência. Deixar o seu cliente à vontade demanda tempo e tempo é custo. Por isso que dizemos no tema desta newsletter que é “custo quase zero”. Nada é de graça, mas com um bom planejamento, sua equipe pode desenvolver ações que gerem resultados relevantes e compensadores.

Tenha parceiros multicanais

Não espere. É hora de rever os ciclos. Pensando na sua facilidade a Sigosta está disponível em várias plataformas para atender você. Fale conosco sempre que precisar, do jeito que você quiser! Se você não tem nosso whatsapp ainda, anote aí: (47) 99650-0102 tim

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